grupo 4 - Solange, Elaine e Flávia Regina.

Ministério da Educação








Universidade Aberta do Brasil – UAB







Universidade de Brasília – UNB







Curso: Pedagogia







Disciplina: Fundamentos da Arte em Educação







Docente: Lúcio Teles







Tutor: Denise Fetter Mold







Discente: Elaine Baroni







Flávia Regina Botelho de Lacerda







Solange Camargo















Exercícios de dança na sala de aula















Hoje no Brasil, cresce o número de universidades e instituições de ensino que vêm promovendo cursos de Graduação, Especialização e Mestrado em dança/ensino de dança. Já são muitos e constantes os congressos, simpósios e encontros tanto na área de Arte quanto de Educação Física que estão incluindo a dança como parte de seus programas.







Ainda assim, como em várias partes do mundo, persistem no Brasil alguns “desentendimentos” sobre o campo de conhecimento da dança que já foram, vamos dizer, “resolvidos”, em outras áreas do conhecimento como a Matemática, a Geografia, a Física: na escola, em que disciplina a dança seria ensinada? Arte? Educação Física? Será que estaria na hora de pensarmos uma disciplina exclusivamente dedicada à dança? Ou ainda, será que deveríamos deixar o ensino de dança à informalidade das ruas, dos trios elétricos, dos programas de auditório, dos terreiros, da sociedade em geral?







Independentemente deste campo minado que, infelizmente, vem se formando ao longo dos anos entre profissionais que se consideram habilitados a ensinar dança, acima de tudo, é a pluralidade que tem marcado as atividades da dança e ensino no país. Convivem diferentes modalidades e formas de dança, produções artísticas e propostas educativas, nos mais diversos locais de realização, contando com apoios que se inter-relacionam, se ignoram, se cruzam, se entreolham, multifacetado tanto o mundo da dança quanto o mundo da educação dedicado a ela.







Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos criticamente sobre a função e o papel da dança na escola formal. Atentos ao fato de que a escola deve dialogar com a sociedade em transformação, ela é um lugar privilegiado para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade. Acima de tudo, a escola pode garantir continuidade, aprofundamento e relações com as outras áreas do currículo.







As discussões em torno da Educação nos dias de hoje enfatizam um ensino-aprendizado que trace relações diretas com mundo contemporâneo/tecnológico. Nossos alunos já pertencem a uma geração que faz parte de uma “outra cultura”, muito mais ligada ao mundo das imagens, do corpo e das sínteses (sentidos) do que à maneira “adulta” de entender o mundo: a cultura do livro, da razão, da análise (pensamento). Esta ‘outra cultura’, sugere-se, não deveria ser excluída de nossas salas de aula.







Nesta perspectiva, a importância do ensino de dança nas escolas é ainda maior. As relações que se processam entre corpo, dançam e sociedade são fundamentais para a compreensão e eventual transformação da realidade social. A dança, enquanto arte tem o potencial de trabalhar a capacidade de criação, imaginação, sensação e percepção, integrando o conhecimento corporal ao intelectual.







Desde a década de 80 discute-se a necessidade de ampliar o conhecimento em Arte, ou seja, Arte na escola não é mais sinônimo somente de fazer, mas também de apreciar e contextualizar (Barbosa, 1981). No âmbito da dança, isto significa que não basta dançar o carnaval, o pagode, o axé, a dança de rua, mas sim conhecer seus processos históricos, coreográficos, estéticos e sociais. Na verdade, é este o grande papel da escola: integrar o conhecimento do fazer dança ao pensá-la criticamente na vida em sociedade.























Considerações finais























A dança nas escolas – e, portanto em sociedade -, necessita hoje, mais do que nunca, de atores competentes, críticos e conscientes de seu papel no que se refere a dialogar e oferecer a alunos e alunas das redes públicas de ensino, que de outra forma não teriam estas oportunidades, propostas de dança que efetivamente contribuam para construção da cidadania.















Objetivos gerais















· Contribuir de maneira significativa para a entrada definitiva da dança no currículo das escolas brasileiras;







· Trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artísticas;







· Trabalhar na teoria e na prática propostas educacionais que relacionem a dança às demais disciplinas do currículo.























Conteúdos gerais















· Princípios do movimento respiração, equilíbrio, apoios, dinâmica postural;







· Elementos do movimento o quê, como, onde e com que nos movemos;







· Processos da dança improvisação, composição coreográfica, repertórios;







· Dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos história, estudos étnicos, música, crítica e estética;















· Relações entre o ensino de dança nas escolas e a sociedade contemporânea conceitos de tempo, espaço, corpo e novas tecnologias, interdisciplinaridade;















Metodologia do trabalho















· Vivências artísticas e exercícios de dança contemporânea;







· Apreciação de dança ao vivo e em vídeo;







· Discussões e problematização sobre o vivido e apreciado;







· Leituras e discussões de textos;







· Elaboração de diários de bordo e registro de aula;







· Elaboração e aplicação de projetos de ensino;















Público Alvo















Alunos e professores;







Alunos do 8° ao 9° ano.















Questões para debate















Mas o que é afinal a dança na escola? Área de conhecimento? Recurso educacional?







As pedagogas e professoras formadas em Magistério estariam aptas a trabalhar esta disciplina nas quatro primeiras séries da escola fundamental?















Fontehttp://portal.unesco.org/culture/fr/files/9597/10904014563DANCA-ESCOLA.pdf/DANCA-ESCOLA.pdf)















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