domingo, 19 de junho de 2011

Educação Online

Bill Gates (1995), proprietário da empresa Microsoft, em seu livro: A Estrada do Futuro salienta que a capacidade para a inovação será muito importante para que sejam superadas as desigualdades sociais e culturais entre classes e povos. Em suas palavras: "A educação não é a resposta total para todos os desafios criados pela Era da Informação, mas é parte da resposta, da mesma maneira que a educação é parte da resposta para uma gama dos problemas da sociedade". "A educação é o grande nivelador da sociedade, e toda melhoria na educação é uma grande contribuição para equalizar as oportunidades" (GATES, 1995: 316).


Como uma grande admiradora de Bill Gates, vemos que estamos ganhando espaço no mundo com tantas tecnologias, adquirindo através dela formação que é de real importância para nossas vidas, passando por diversas transformações sociais, culturais, com isso criando necessidades de acompanhar essas evoluções. Sendo de total importância para nosso progresso como pessoa em uma sociedade. Ampliando e integrando conhecimento de forma rápida, acessível e dinâmica.


Quando se fala em recursos tecnológicos, pensa-se logo na televisão, no telefone e, principalmente, no computador. Mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, radio, televisão, telefone, e fax. (PAIVA, 2008. p.9).


De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”. Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.


A afirmação é do professor José Manuel Moran. Ele fala sobre o uso da Internet na educação, fundamentado seu pensamento na "interação humana", de forma colaborativa, entre alunos e professores.


As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individuais e sociais, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.


Fonte:


http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tema-as-novas-tecnologias-da-educacao-o-computador-como-transmissor-do-conhecimento-o-projeto-656447.html. (ACESSADO EM, 24 DE Maio de 2011).


NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.(Pesquisado em, 26 de Maio de 2011).


http://www.overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma-alianca-necessaria. (Pesquisado em 28/05/2011).


Moran Manuel José. Especialista em mudanças na educação presencial e a distância. (Pesquisado em 01/06/2011).


PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS. iolanda.cortelazzo@utp.br. Programa de Mestrado em Educação FCHLA. Universidade Tuiuti do Paraná. (Pesquisado em 01/06/2011).

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