segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tutoria presencial

Tem por objetivo nos ajudar a ficar mais próximos dos tutores à distância e dos professores, levando ou trazendo até nós e solucionando ou tentando resolver os problemas que surgem no decorrer do curso ou semestre colaborando com que as informações sejam de melhor compreensão. Tendo a responsabilidade pela atendimento face-a-face e auxilia para o solucionamento das dúvidas existentes dos alunos, ajudando-nos a se organizar para que possamos estudar da melhor forma possível. A função é definida e traz aspectos que podem alterar ou complementar o entendimento da função tutoria presencial, essa reflexão sobre este assunto abre caminho para melhor compreensão do seu papel.

Tutoria à distância

É uma nova profissão que vem crescendo cada vez mais e que desempenha um papel importante dentro do AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem, para se qualificar os primeiro passos é fazer um curso de Educação à Distância, onde aprenderam todos os conceitos de aprendizagem do aluno, novas tecnologias, cultura digital. Tutor à distância é o principal agente contribuidor para o processo ensino aprendizagem do aluno, suas funções é o que chega mais perto do professor de um ensino presencial, ou seja que mantém um dialogo aberto, que estimula os debates, que lança perguntas sobre o conteúdo nos incentivando a pensar, refletir e aprender, formando alunos críticos. O importante é perceber a cultura que tem sido criada através deste mundo virtual, está concepção nos faz perceber o que ser e o saber.

Educação à Distância

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA


É o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente.

Na expressão "ensino à distância", a ênfase é dada ao professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.

Outro conceito importante é da educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

A educação à distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular.

No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de jovens e adultos principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa.

Educação à Distância não é um "fast food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual. Nessa expectativa é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir, resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando período de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderão fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outras será importante compartilhar vivências, experiências, idéias.

O processo de mudança na educação a distância não é uniforme e nem fácil.

Iremos mudando aos poucos,em todos os níveis e modalidades educacionais.

Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados pela mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos nas organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possbilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.


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