segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educação à Distância

O QUE É EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA


É o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente.

Na expressão "ensino à distância", a ênfase é dada ao professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.

Outro conceito importante é da educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

A educação à distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular.

No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de jovens e adultos principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa.

Educação à Distância não é um "fast food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual. Nessa expectativa é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir, resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando período de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderão fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outras será importante compartilhar vivências, experiências, idéias.

O processo de mudança na educação a distância não é uniforme e nem fácil.

Iremos mudando aos poucos,em todos os níveis e modalidades educacionais.

Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados pela mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos nas organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possbilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário